Município: Tibau - RN

1) Sistemas e habilitação – MEC / FNDE

Para que os municípios possam acessar os recursos dos diferentes programas do Ministério da Educação, é imprescindível que o município esteja habilitado no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e cadastrado nos sistemas corporativos do órgão. A habilitação almeja consolidar os documentos legais para efetivação das transferências de recursos pelo FNDE. Já os sistemas informatizados são a porta de entrada para cadastramento de projetos, planejamento das ações educacionais, consultas, monitoramento de informações entre outros. No site www.fnde.gov.br é possível acessar os sistemas, a legislação e o contato com os responsáveis por cada programa executado pelo FNDE.
Instituição Sistema Situação O que fazer
MEC SIMEC - Sistema Integrado do MEC Senha Ativa Para obter ou atualizar sua senha, siga os passos previstos no site: http://simec.mec.gov.br
FNDE Habilita - Sistema de Habilitação de Entidades Habilitado Acessar o site do FNDE e consultar a Resolução FNDE nº 10 de 31 de maio de 2012 que prevê os documentos necessários para cadastro. http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/resolucoes/item/3520-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-10-de-31-de-maio-de-2012
FNDE SIGARPWEB - Sistema de Gerenciamento de Adesão a Registro de Preços Senha Ativa O SIGARP permite ao município o acesso a produtos escolares padronizados e de qualidade, por meio da adesão aos registros de preços nacionais, com contratação de empresas licitadas pelo FNDE. Para acessar entre pelos módulos “Produtos - Adesão on line” ou “Sistemas” em http://www.fnde.gov.br/portaldecompras/
FNDE SIGPC - Sistema de Gestão de Prestação de Contas Senha Ativa Para obter ou atualizar sua senha, siga os passos previstos no site: www.fnde.gov.br/sigpc/
25/4/2024 11:50:02
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2) Prestação de Contas
A prestação de contas tem a finalidade de comprovar a boa e regular aplicação dos recursos repassados, bem como o cumprimento do objeto e do objetivo do programa ou do projeto educacional. A partir do exercício de 2012, a prestação de contas é realizada por meio do SiGPC - Contas Online (Sistema de Gestão de Prestação de Contas).

O FNDE disponibilizou o canal de comunicação senha.sigpc@fnde.gov.br para tratar especificamente de assuntos relativos à senha de acesso ao Sistema de Gestão de Prestação de Contas - SiGPC - Contas Online. Visando à melhoria da informação sobre senha de acesso ao SiGPC, seguem instruções para as dúvidas mais frequentes.

Quem não tem acesso ao SiGPC ou possui acesso limitado?
  • Os Conselhos do Controle Social não possuem senha de acesso ao SiGPC; estes terão acesso às informações do SiGPC por meio do Sistema SiGECON. Para tratar sobre o acesso a esse sistema, os Conselhos deverão entrar em contato com o FNDE por meio dos endereços: sigecon.cae@fnde.gov.br ou sigecon.cacs@fnde.gov.br.
  • O FNDE não disponibilizou o acesso ao SIGPC para as Unidades Executoras, o acesso somente foi dado aos Gestores das Entidades Executoras que são os responsáveis por dar acesso secundário aos demais usuários da entidade, bem como por analisar as respectivas prestações de contas e informá-las no SiGPC.
  • Os ex-gestores possuem acesso somente à visualização das notificações. Para efetuar o envio das prestações de contas será necessário entrar em contato com a atual gestão.
Como realizar o primeiro acesso ao SiGPC?
  • 1 - A Entidade deverá atualizar os dados cadastrais mediante o Anexo I da Resolução n° 10/2012, que será encaminhado ao FNDE via postal.
  • 2 - O atual gestor acessará o endereço www.fnde.gov.br/sigpc e informará seu CPF no campo usuário e, deixando em branco o campo senha, clicará em "Entrar", pois esse procedimento automaticamente fará o envio da mensagem com as orientações de acesso ao e-mail da entidade registrado no FNDE. Sempre que esse procedimento é realizado, uma nova senha é enviada, por isso, é importante que apenas o gestor execute o procedimento, e não diversos usuários façam a tentativa ao mesmo tempo. Além disso, confira se o e-mail informado no Anexo I está ativo e se há espaço disponível na caixa de entrada. Caso o e-mail da entidade esteja incorreto ou com erro e seja preciso alterá-lo, será necessário que se encaminhe a solicitação de alteração do e-mail para o endereço: cohap@fnde.gov.br
É importante ressaltar que o cadastro inicial e a validação de dados deverão ser realizados pelo gestor, que, após se registrar, deverá cadastrar a equipe técnica responsável pela inclusão das informações relativas às prestações de contas no SiGPC - Contas Online, bem como excluir ou desativar usuários já cadastrados e que não façam mais parte da equipe incumbida desta atividade. A definição dos usuários deve ser feita na opção "Cadastrar Usuário de Entidade".



Como recuperar a senha do SiGPC?
  • 1 - Caso o gestor não possua mais a senha de acesso ao sistema, bastará que utilize a funcionalidade "esqueci minha senha" (utilizando o CPF da pessoa cadastrada), e, então, a senha será encaminhada para o e-mail cadastrado pelo gestor no SiGPC. É importante verificar se o e-mail cadastrado está correto.
  • 2 - Caso seja necessário alterar o e-mail cadastrado pelo gestor no SiGPC, basta encaminhar um ofício assinado pelo gestor e em papel com o timbre da entidade (o ofício pode ser encaminhado por e-mail).
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3) Obras do PAC 2

O Ministério da Educação apoia, desde 2011, a construção de creches/pré-escolas e quadras esportivas Escolares Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Projetos arquitetônicos padronizados estão disponíveis em http://www.fnde.gov.br/programas/par/par-projetos-arquitetonicos-para-construcao.
A situação das Obras do PAC 2 no seu município é:
Situação das Obras Aprovadas Nao iniciadas Em execução Paralisada Canceladas Concluídas TOTAL
Creches e Pré-escolas - - - - - - -
Construção de Quadras - - - - - - -
Cobertura de Quadras - - - - - - -
TOTAL - - - - - - -
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4) Plano de Ações Articuladas - PAR

O PAR é o planejamento estratégico educacional elaborado pelo município e coordenado pela secretaria municipal de educação. Trata-se de um plano plurianual que permite ao município conhecer sua realidade educacional em quatro dimensões: Gestão Educacional, Formação de Professores e de Profissionais de Serviço e Apoio Escolar, Práticas pedagógicas e avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.

O ciclo do PAR 2011-2014 encontra-se em fase de finalização das ações ainda em execução. Ao ser aberto o ciclo 2016-2019, será possível ao município o levantamento e o cadastramento de novas demandas passíveis de atendimento por transferência voluntária de recursos.

Este novo ciclo foi estruturado de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), o principal ponto de convergência das políticas públicas de educação do país para os próximos dez anos. Suas diretrizes, metas e estratégias representam a direção para onde devem caminhar os esforços de estados e municípios para a consolidação de um sistema educacional capaz de concretizar o direito à educação em sua totalidade. Para isso, o alinhamento do PAR com o PNE acontece em todas as metas e estratégias relacionadas à educação básica.
4.1) Obras PAR
Ações de infraestrutura escolar, como ampliações e construções de novas escolas (urbanas ou rurais), foram apoiadas pelo PAR mediante o cadastramento de projetos técnicos no Simec. Projetos arquitetônicos padronizados poderão ser consultados no link indicado no item 3 (Obras do PAC 2).

A situação das Obras do PAR no seu município é a seguinte:
Situação das Obras Aprovadas Nao iniciadas Em execução Paralisadas Canceladas Concluída TOTAL
Escolas Urbanas - - - - - - -
Escolas do Campo - - - - - - -
Creches e Pré-escolas (Pré-PAC) - - - - - - -
É importante o acompanhamento da execução das obras do PAR e do PAC para que sejam evitadas as seguintes situações que podem atrapalhar a solicitação de novos pleitos no novo ciclo do PAR 2016/2019:
  • a) Obras sem vistoria há mais de 60 dias, após ter iniciado sua execução;
  • b) Obras paralisadas;
  • c) Obras em reformulação, com diligência sem resposta há mais de 60 dias;
  • d) Obra vinculada não entrou em execução 120 dias após a criação.
4.2) Termos de Compromisso
Após a aprovação técnica de um projeto no PAR, é gerado um termo de compromisso no SIMEC, que deve ser validado eletronicamente pelo(a) prefeito(a). Para realizar esse procedimento, é necessário que o(a) prefeito(a) tenha perfil de "Equipe Municipal - prefeito" no SIMEC e acesse o documento na aba "Plano de trabalho" na visualização "Árvore" e link "Documentos".

No momento, o PAR encontra-se em processo de finalização de seu ciclo 2011-2014. Nesta etapa, é necessário que o município atualize uma importante funcionalidade do sistema, denominada "Execução e Acompanhamento". Essa funcionalidade, disponível na aba "Execução e Acompanhamento" na visualização Árvore, tem como objetivo possibilitar o acompanhamento da execução físico-financeira dos recursos pactuados para os diversos itens aprovados no PAR e que foram objetos de termos de compromisso.

Documentos do PAR
Nº do Processo Nº do Documento Tipo de documento Data de Vigência Valor do Termo Valor Empenhado Pagamento Solicitado Pagamento Efetivado Dados Bancários Saldo Bancário
(CC+CP+Fundo)
23400007584201360 201302496 PAR_Termo de Compromisso_Municipios 11/2014 R$ 77.586,00 R$ 77.586,00 R$ R$ 77.586,00 Banco: 001 Conta: 4687
Conta Corrente: 0000804746
R$ Não Informado


Documentos de Obras do PAR
Nº do Processo Nº do Documento Tipo de documento Data de Vigência Qnt de Obras Valor do Termo Valor Empenhado Pagamento Solicitado Pagamento Efetivado Dados Bancários Saldo Bancário
(CC+CP+Fundo)


Documentos do PAC
Nº do Processo Nº do Documento Data da Validação Vigência do Termo Usuário da Validação Qnt de Obras Valor do Termo Valor Empenhado Pagamento Solicitado Pagamento Efetivado Dados Bancários Saldo Bancário
(CC+CP+Fundo)
Para o(s) Termo(s) de Compromisso que já foi (foram) validado(s), mas os recursos correspondentes ainda não foram disponibilizados, o município estará apto a receber esses recursos somente depois que anexar o(s) contrato(s) no SIMEC - MÓDULO PAR.

Para outras informações, consulte a Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE pelos fones (61) 2022-4903/5909/4359/5282 ou pelo e-mail digap@fnde.gov.br.
Sr. Prefeito, o Plano de Ações Articuladas do seu município encontra-se em: Planejamento em Elaboração
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5) Registro de preços

O Registro de Preços Nacional – RPN é um modelo gerencial pelo qual o Governo Federal realiza apenas um único processo de compra para todo o país, disponibilizando o registro de preços de produtos de empresas licitadas, obtido por meio de pregão eletrônico. Com base na demanda proveniente dos alunos da educação básica, são confeccionadas especificações de produtos e materiais para atendimento ao sistema educacional brasileiro (estados e municípios), proporcionando adequação às reais necessidades de seus usuários e maior qualidade. Dentre os produtos destacam-se o ônibus escolar, e os mobiliários escolares, os uniformes escolares. Todos os produtos registrados podem ser conhecidos pelo acesso no módulo "Produtos" em http://www.fnde.gov.br/portaldecompras/.
6) Caminho da Escola

O Caminho da Escola, criado em 2007, tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência dos estudantes na escola. Por meio do Registro de Preços Nacional, se encontra disponível para a Prefeitura o Ônibus Rural Escolar para uso na área rural. Em 2012, o Projeto Viver Sem Limites se integrou ao Programa, disponibilizando o Ônibus Urbano Escolar Acessível. Além de ônibus, faz parte do projeto a compra de lanchas escolares e bicicletas. As informações técnicas para adesão e contratação encontram-se disponíveis em:
http://www.fnde.gov.br/portaldecompras/index.php/produtos/onibus-escolar-rural.

O programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem duas formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola com recursos próprios, bastando aderir ao pregão ou via convênio firmado com o FNDE ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.

Caminho da Escola Quantidade Valor
Ônibus (2008-2011) 1 R$ 114.000,00
Ônibus Urbano Escolar Acessível (2012-2015) - R$
Ônibus Rural Escolar (2012-2015) - R$
Lanchas Escolares (2012-2015) - R$
Bicicletas e capacetes (2012-2015) - R$
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7) Mobiliário Escolar

É uma ação que almeja renovar o mobiliário escolar nas escolas públicas. O município pode aderir às Atas de Registro de preço do FNDE para a aquisição de mesas e cadeiras para alunos (3 tamanhos disponíveis), cadeiras para professor e mesa acessível para pessoa com cadeira de rodas. As informações técnicas para adesão e contratação se encontram disponíveis em:
http://www.fnde.gov.br/portaldecompras/index.php/produtos/mobiliario-escolar.
2013
Categoria Quantidade Valor
Conjunto Aluno - tamanho 3 - R$ 0,00
Conjunto Aluno - tamanho 4 -
Conjunto Aluno - tamanho 6 -
Conjunto Professor -
Conjunto para informática M2C-04 -
Conjunto para informática M2C-06 -
Mesa Acessível -
25/4/2024 11:50:04
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8) Educação Integral

Instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, o Programa Mais Educação tem como objetivo apoiar a ampliação do espaço educativo e da jornada escolar para no mínimo sete horas diárias nas redes públicas de educação básica. O programa contribui para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de atividades nas áreas de acompanhamento pedagógico, cultura, artes e educação patrimonial, esporte e lazer, educação em direitos humanos, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, cultura digital, promoção da saúde, iniciação científica, entre outros. A adesão ao Programa Mais Educação é realizada pelo site do PDDE Interativo, ferramenta de apoio à gestão escolar do Ministério da Educação.

A Resolução CD/FNDE nº 2, de 14 de abril de 2016, define as regras para adesão das escolas ao novo ciclo. Serão priorizadas as escolas com baixo rendimento na Prova Brasil 2013, indicadas pelo Inep e homologadas pelos dirigentes municipais de educação por meio do PAR/SIMEC. Também poderão aderir escolas que tiveram plano de atendimento do Mais Educação aprovado em 2014.
25/4/2024 11:50:04
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9) Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE

O MEC, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola, transfere recursos financeiros diretamente às escolas públicas de educação básica e escolas privadas de educação especial, de forma suplementar, visando à melhoria da infraestrutura física e pedagógica, à autonomia gerencial dos recursos e à participação coletiva na gestão e no controle social.

Pelo PDDE são transferidos também recursos para as ações de Educação Integral, Mais Cultura, Atleta na Escola, PDE Escola, Escola do Campo, Água e Esgotamento Sanitário, Ensino Médio Inovador, Escola Sustentável e Escola Acessível. Para que o FNDE repasse os recursos, os governos municipais, estaduais e distrital, as Unidades Executoras Próprias (representativas de escolas públicas), e Entidades Mantenedoras (representativas de escolas privadas de educação especial) devem manter sempre seus cadastros atualizados no PDDEWEB, sistema informatizado, disponível no sítio: www.fnde.gov.br, por meio do qual são formalizados os procedimentos de adesão, cadastro e atualização cadastral. Importante: sempre que houver mudanças nos dados da entidade ou de seus dirigentes, as informações devem ser imediatamente informadas no sistema mencionado.

PDDE 2011 2012 2013 2014 2015
Escolas Beneficiadas - - - - -
Recursos repassados R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 8.310,00
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10) PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

As ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento. A Formação será realizada entre pares: orientadores de estudo, escolhidos entre os próprios professores pertencentes ao quadro das redes de ensino e com experiência como tutores do Pró-Letramento, formarão os professores alfabetizadores.
Ano Etapa Situação Professores inscritos Universidade responsável pela formação
2013 Adesão Concluiu a adesão Cadastrado no CENSO (Bolsista): 7
UFRN
2014 Adesão Concluiu a adesão Cadastrado no CENSO (Bolsista): 40
UFRN
2015 Adesão Concluiu a adesão Cadastrado no CENSO (Bolsista): 7
UFRN
25/4/2024 11:50:04
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11) Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb

O Ideb é um indicador que sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. A série histórica do Ideb se inicia em 2005, a partir de quando foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo país, mas também por cada escola e por cada município. A lógica é a de que cada município evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da OCDE. Veja como está a situação do Ideb em seu município:
Ensino Fundamental
(Anos iniciais)
2005 2007 2009 2011 2013 2015
Meta projetada - 2,6 2,9 3,3 3,6 3,6
Ideb verificado 2,5 2,7 3,0 3,3 - -
Ensino Fundamental
(Anos Finais)
2005 2007 2009 2011 2013 2015
Meta projetada - - 2,6 2,8 3,2 3,5
Ideb verificado - 2,6 3,1 2,5 - -
25/4/2024 11:50:04