4. Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos |
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2. Integração e Expansão do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Pública |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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2 |
2 |
Quando parte das escolas da rede possui apenas TV e vídeo, em sala não específica e os materiais didáticos disponíveis não são atualizados. |
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3. Recursos Pedagógicos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que considerem a diversidade das demandas educacionais |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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5 |
3 |
Quando professores, coordenadores/supervisores pedagógicos e alunos, eventualmente confeccionam materiais didáticos e pedagógicos diversos. A SME estimula essa prática, mas não oferece cursos de capacitação e eventualmente fornece os recursos materiais necessários. |
3. Práticas Pedagógicas e Avaliação |
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1. Elaboração e Organização das práticas pedagógicas |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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2 |
3 |
Quando existem reuniões e horários de trabalhos pedagógicos, periodicamente, envolvendo apenas professores e coordenadores ou supervisores pedagógicos para discussão dos conteúdos e metodologias de ensino. Estas reuniões/horários estão previstos no calendário escolar. |
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4 |
4 |
Quando existem, em todas as escolas da rede, programas que incentivam a leitura em todas as etapas de ensino, para o professor e o aluno. |
2. Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar |
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3 |
3 |
Quando parte (mais de 50%) dos professores da rede que atuam nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental possuem formação superior em curso de licenciatura. |
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4 |
2 |
Quando menos de 30% dos professores da rede que atuam nos anos/séries finais do Ensino Fundamental possuem formação superior na área/ disciplina de atuação. |
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1 |
1 |
Quando menos de 10% ou nenhum dos professores que atuam nas creches possuem habilitação adequada. |
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5. Formação do Profissional de Serviços e apoio Escolar |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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1 |
1 |
Quando menos de 10% das escolas da rede possuem pelo menos 1 profissional de serviço e apoio escolar que participa ou participou de programas de qualificação, voltados para gestão escolar. |
1. Gestão Educacional |
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2. Desenvolvimento da Educação Básica: ações que visem a sua universalização, a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem assegurando a eqüidade nas condições de acesso e permanência e conclusão na idade adequada |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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2 |
1 |
Quando não existem atividades no contraturno em nenhuma escola da rede, nem estão contempladas no PME e nos PP. |
4. Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos |
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3. Recursos Pedagógicos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que considerem a diversidade das demandas educacionais |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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4 |
1 |
Quando os recursos pedagógicos existentes não consideram a diversidade racial, cultural e de pessoas com necessidades educacionais especiais. |
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1. Instalações físicas gerais |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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6 |
2 |
Quando as instalações das escolas são parcialmente adequadas às condições de acesso para PcD, com poucas rampas de acesso. Ausência de um planejamento da SME. |
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3 |
2 |
Quando menos de 50% das escolas da rede possui quadra de esportes e estas necessitam de reparos, pois colocam em risco a segurança dos usuários. |
3. Práticas Pedagógicas e Avaliação |
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2. Avaliação da aprendizagem dos alunos e tempo para assistência individual/coletiva aos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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1 |
2 |
Quando os professores geram o conceito final considerando somente os elementos informativos; os elementos formativos são, por vezes, utilizados em atividades interdisciplinares; não há estímulo à auto-avaliação e são raras as atividades interdisciplinares. |
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4 |
3 |
Quando existem políticas específicas, em parte implementadas, para a correção de fluxo (repetência e evasão); estas não contemplam integralmente condições para superar as dificuldades de aprendizagem e prevenir as distorções idade- série. |
2. Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar |
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1 |
2 |
Quando existem políticas sem implementação, voltadas para a formação continuada dos professores que atuam na Educação Infantil (creches e pré-escolas). |
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2 |
4 |
Quando existem políticas com boa implementação, voltadas para a formação continuada dos professores que atuam nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental, visando a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita, da matemática e dos demais componentes curriculares. |
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|
3 |
3 |
Quando existem políticas em fase de implementação, voltadas para a formação continuada dos professores que atuam nos anos/séries finais do Ensino Fundamental, visando a melhoria da qualidade de aprendizagem de todos os componentes curriculares, |
1. Gestão Educacional |
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4. Suficiência e estabilidade da equipe escolar |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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2 |
2 |
Quando a SME e as escolas calculam o número de remoções e substituições do quadro de professores da rede; esse cálculo não gera um planejamento detalhado para que no ano seguinte as remoções e substituições sejam reduzidas e realizadas de maneira a não gerar prejuízos para o aprendizado dos alunos. O cálculo é feito de forma geral e não contempla as diversas etapas ofertadas pela rede. |
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1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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7 |
4 |
Quando existe plano de carreira para o magistério com boa implementação; resulta ou expressa com clareza uma concepção de valorização do magistério para a qualidade da educação escolar, sendo de conhecimento da comunidade. O plano estabelece regras claras para ingresso na carreira (por concurso público), avaliação de desempenho e critérios de evolução funcional através de trajetória de formação (formação inicial e continuada) e tempo de serviço; assim como prevê composição da jornada de trabalho com horas-aula e horas-atividade. |
2. Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar |
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2 |
4 |
Quando todos os professores que atuam na pré-escola possuem habilitação adequada. |
1. Gestão Educacional |
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3. Comunicação com a Sociedade |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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1 |
4 |
Quando existem, por parte da SME e de todas as escolas, acordos com parceiros externos (ONGs, Institutos, Fundações etc) para o desenvolvimento de atividades complementares às realizadas nas escolas, visando a formação integral dos alunos. |
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1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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8 |
4 |
Quando existem regras claras e definidas para o estágio probatório de professores e demais profissionais da educação. Essas regras são de conhecimento e compreensão de todos. O servidor tem acesso aos relatórios e boletins de avaliação de desempenho. As avaliações, tanto para o estágio de professores quanto o dos demais profissionais são realizadas com participação de membros externos ao seu sistema educacional; a avaliação considera aspectos relacionados a assiduidade, resultado dos alunos nas avaliações oficiais, pontualidade, participação na elaboração do PP e participação nas discussões ou trabalhos pedagógicos. O período de estágio probatório é visto como um momento ideal para complementar a formação do professor orientando a prática docente e acompanhando o seu desenvolvimento. |
3. Práticas Pedagógicas e Avaliação |
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2. Avaliação da aprendizagem dos alunos e tempo para assistência individual/coletiva aos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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3 |
4 |
Quando existem mecanismos claros e definidos para o registro diário da freqüência dos alunos. A escola entra em contato com os pais para saber o motivo da ausência por mais de 03 dias consecutivos; a escola comunica as instâncias pertinentes quando não consegue trazer o aluno de volta à freqüência regular. |
1. Gestão Educacional |
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3 |
2 |
Quando a SME e as escolas divulgam, em parte, os resultados das avaliações oficiais do MEC; mas os resultados não são analisados e discutidos pela comunidade escolar. |
4. Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos |
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1 |
2 |
Quando parte das escolas da rede possuem apenas um computador ligado à rede mundial de computadores, cada; sua utilização fica restrita à direção e à secretaria da escola. |
2. Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar |
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3. Formação de Professores da Educação Básica para atuação em educação especial, escolas do campo, comunidades Quilombolas ou Indígenas. |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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1 |
2 |
Quando menos de 50% dos professores que atuam em educação especial, escolas do campo, comunidades quilombolas ou indígenas participam ou participaram de cursos com formação específica para atuação nestas modalidades. |
1. Gestão Educacional |
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1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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1 |
2 |
Quando existem CE em menos de 50% das escolas. Eles são pouco atuantes (apenas no papel). A SME sugere a implantação, mas não orienta. As escolas da rede, em parte, mobilizam-se para implantar CE, mas não recebem orientação. |
4. Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos |
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3. Recursos Pedagógicos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que considerem a diversidade das demandas educacionais |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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2 |
2 |
Quando parte (menos de 50%) das escolas da rede possui materiais pedagógicos diversos (mapas, jogos, dicionários, brinquedos), porém, a quantidade existente não atende a necessidade de alunos e professores. Ou quando parte das escolas da rede possui apenas materiais como mapas e dicionários, em quantidade insuficiente para atender alunos e professores e não dispõem de materiais lúdicos (jogos e brinquedos). |
2. Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar |
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4. Formação inicial e continuada de professores da Educação Básica para cumprimento da Lei 10.639/03 |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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1 |
1 |
Quando não existem políticas voltadas para a formação inicial e continuada dos professores visando o cumprimento da Lei 10.639/03. |
1. Gestão Educacional |
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3. Comunicação com a Sociedade |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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2 |
2 |
Quando as escolas da rede utilizam metodologias específicas para o desenvolvimento do ensino, fornecidas por parceiros externos; a adoção dessas metodologias reflete a necessidade das escolas, mas o conteúdo e os objetivos do método não foram totalmente discutidos com a comunidade escolar; a metodologia adotada não consta no PME nem no PP das escolas; os resultados não são satisfatórios e os professores não recebem a devida capacitação. |
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1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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5 |
4 |
Quando existem critérios definidos e claros para a escolha da direção das escolas; estes critérios consideram experiência educacional, mérito e desempenho; são conhecidos por todos e publicados na forma de Lei, Decreto, Portaria ou Resolução. |
3. Práticas Pedagógicas e Avaliação |
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1 |
3 |
Quando 50% ou mais das escolas da rede possui coordenadores ou supervisores pedagógicos em tempo integral e estes atendem a todas as etapas ofertadas. Esses profissionais orientam e auxiliam os professores no desenvolvimento de conteúdos e metodologias de ensino. |
4. Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos |
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4 |
3 |
Quando parte das escolas da rede possuem cozinha devidamente equipada e em bom estado de conservação; existem espaços adequados para o armazenamento dos alimentos; as escolas dispõem de refeitório com capacidade adequada. |
1. Gestão Educacional |
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3. Comunicação com a Sociedade |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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4 |
2 |
Quando o poder público recupera, raramente, espaços públicos de lazer, esportivos e outros, que são utilizados pela comunidade escolar. Não existe uma política de incentivo para utilização desses espaços, tampouco um plano para realizar melhorias. |
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1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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4 |
2 |
Quando todas as escolas possuem um PP, que é padrão para toda a rede, tendo sido elaborado diretamente pela SME. |
4. Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos |
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3. Recursos Pedagógicos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que considerem a diversidade das demandas educacionais |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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3 |
2 |
Quando parte das escolas da rede possuem equipamentos e materiais esportivos. Estes não estão em bom estado de conservação e a quantidade é insuficiente para o desenvolvimento de práticas desportivas. |
1. Gestão Educacional |
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5. Gestão de Finanças |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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2 |
3 |
Quando a aplicação dos recursos de redistribuição e complementação do Fundeb acontece de acordo com os princípios legais; as áreas prioritárias eventualmente provêm de um diagnóstico situacional e o controle social é exercido parcialmente pelo Conselho responsável. |
4. Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos |
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3. Recursos Pedagógicos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que considerem a diversidade das demandas educacionais |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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1 |
2 |
Quando o acervo é inadequado para uma ou mais etapas de ensino; não atende necessidades dos alunos e professores. |
1. Gestão Educacional |
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|
3 |
2 |
Quando o espaço escolar é utilizado pela comunidade em situações excepcionais, como nos casos em que os outros espaços comumente utilizados estão indisponíveis. A SME não tem nenhuma ação planejada para mudar a situação. |
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1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino |
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|
Indicador |
Pontuação |
Critério |
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9 |
1 |
Quando não existe Plano de Carreira. |
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2. Desenvolvimento da Educação Básica: ações que visem a sua universalização, a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem assegurando a eqüidade nas condições de acesso e permanência e conclusão na idade adequada |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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1 |
2 |
Quando o Ensino Fundamental de 09 anos ainda não foi implantado; a reestruturação da proposta pedagógica está em discussão; não há previsão de ações para capacitação dos profissionais; não há plano para adequação dos espaços físicos, mobiliário adequado, equipamentos, materiais didáticos e pedagógicos compatíveis com a faixa etária da criança de 06 anos. |
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4. Suficiência e estabilidade da equipe escolar |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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1 |
4 |
Quando todas as escolas da rede apresentam uma relação matrícula/professor adequada resultante de uma política da SME que visa garantir boas condições de trabalho ao professor e considera as necessidades pedagógicas das diversas faixas etárias. |
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1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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3 |
3 |
Quando o CAE é representado por todos os segmentos; possui um regimento interno; as reuniões não são regulares; o CAE fiscaliza a aplicação dos recursos transferidos; acompanha, em parte, a compra dos alimentos/produtos e a distribuição nas escolas; está parcialmente atento às boas práticas sanitárias, de higiene e ao objetivo de formação de bons hábitos alimentares. |
4. Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos |
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|
2 |
2 |
Quando existem laboratórios de ciências, informática e/ou artes, mas estão desativados por falta de equipamentos necessários. |
3. Práticas Pedagógicas e Avaliação |
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2. Avaliação da aprendizagem dos alunos e tempo para assistência individual/coletiva aos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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2 |
3 |
Quando o tempo para assistência individual e/ou coletiva não é informado como um direito que o aluno terá, durante todo o ano letivo, e acontece somente após o término do bimestre/período de avaliação final. |
1. Gestão Educacional |
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1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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2 |
4 |
Quando existe um CME devidamente implementado, com regimento interno, escolha democrática dos conselheiros e representados por todos os segmentos; o CME é atuante; zela pelo cumprimento das normas; e auxilia a SME no planejamento municipal da educação, na distribuição de recursos e no acompanhamento e avaliação das ações educacionais. |
4. Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos |
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7 |
2 |
Quando menos de 50% das instalações e equipamentos das escolas são adequados ao fim a que se destinam e estão em bom estado de conservação. |
3. Práticas Pedagógicas e Avaliação |
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3 |
4 |
Quando a SME e as escolas estimulam e dão condições para a realização de práticas pedagógicas fora do espaço escolar. (Exemplos: atividades culturais, como visitas a museus, cinema, teatro, exposições, entre outros; atividades de educação ambiental, como passeios ecológicos, visitas à estação de tratamento de água e esgoto, lixão, entre outros; atividades de integração com a comunidade do entorno). |
1. Gestão Educacional |
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5. Gestão de Finanças |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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1 |
3 |
Quando existe, em parte, a implementação de mecanismos de fiscalização e controle tanto interno quanto externo e social, que assegurem o cumprimento do dispositivo constitucional de vinculação de recursos da educação, através da análise e divulgação do demonstrativo de investimentos em mais de 50% das unidades escolares e contempla outras formas de publicização. |
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1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino |
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Indicador |
Pontuação |
Critério |
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6 |
1 |
Quando não existe nenhuma forma de acompanhamento e avaliação das metas do Plano Municipal de Educação (PME), por parte da SME, ou previsão de implantação, ou, ainda, quando não existe um PME. |
4. Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos |
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1 |
3 |
Quando as instalações da biblioteca são parcialmente adequadas para a organização e armazenamento do acervo; os espaços para estudos individuais e em grupo não atendem a necessidade da escola. |
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5 |
2 |
Quando as instalações para o ensino atendem, minimamente, as dimensões para o número de alunos, a acústica, iluminação, ventilação e limpeza. O mobiliário está em péssimas condições de utilização. |